Início Grutas Gruta do Carvão
 
 
Gruta do Carvão Diogo Caetano
ILHA DE SÃO MIGUEL
Galeria
Localizada na zona poente da cidade de Ponta Delgada, a Gruta do Carvão, possui uma extensão actual de 1912 metros Continua...
Diogo Caetano - Associação Amigos dos Açores
Diogo Caetano Vídeo
Associação Amigos dos Açores
Grutas do Carvão PDF

Localizada na zona poente da cidade de Ponta Delgada, a Gruta do Carvão, possui uma extensão actual de 1912 metros repartida por 3 troços, um a Norte (Troço do Paím) com uma extensão de 880,2 metros, um intermédio (Troço dos Secadores de Tabaco, Rua de Lisboa), com um comprimento de 701,8 metros e um a Sul (Troço João do Rego) com 300 metros. Contudo documentos antigos e observações de campo indiciam uma dimensão muito superior à actualmente conhecida, podendo ter atingido dimensões na ordem dos 5 km de comprimento, desde as proximidades da Serra Gorda, na freguesia dos Arrifes, até ao litoral da freguesia de Santa Clara.

A Gruta do Carvão enquadra-se numa região de vulcanismo fissural que, geologicamente, se enquadra no “Complexo Vulcânico dos Picos”, que é dominado por cerca de 250 cones de escórias e por escoadas lávicas de natureza basáltica s.l.. Este complexo vulcânico desenvolve-se, grosso modo, entre as Capelas e Ribeira Grande (a Norte) e Ponta Delgada e Lagoa (a Sul). A referida cavidade vulcânica desenvolve-se numa extensa escoada basáltica s.l., com orientação geral N-S, que atingiu o mar na zona poente da cidade de Ponta Delgada e cujo Centro emissor estará localizado na zona axial do Complexo Vulcânico dos Picos.

A idade da gruta, conforme datação pelo método C14 e pelos depósitos de materiais piroclásticos pomíticos (cinzas e lapilli), possivelmente emitidos do Maciço das Sete Cidades e/ou do Maciço do Fogo, que recobrem esta cavidade à superfície, está determinado para um intervalo compreendido entre os 5.000 – 12.000 anos (idade Holocénica).

Devido à sua localização, dimensão, à variedade de estruturas geológicas que podem ser observadas e aos fenómenos vulcânicos que a ela estão associados, foi classificada como Monumento Natural, estando enquadrada no Parque Natural de São Miguel.

Através de uma parceria da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar com a Associação Ecológica Amigos dos Açores é, actualmente, possível visitar o troço do Paím, no qual foi edificada uma casa de apoio.

Saiba mais sobre a Gruta do Carvão em http://amigosdosacores.pt/grutadocarvao

Diogo Caetano – Associação Amigos dos Açores