Início Centros Ambientais Centro Ambiental do Priolo
 
 
Centro Ambiental do Priolo Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves
ILHA DE SÃO MIGUEL
Galeria
O Centro Ambiental do Priolo foi inaugurado em Dezembro de 2007, numa parceria da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves Continua...
Sociedade Portuguesa para o Estudo
das Aves
Centro Ambiental do Priolo PDF
 
Foto: Pedro Monteiro

O Centro Ambiental do Priolo foi inaugurado em Dezembro de 2007, numa parceria da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) com a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar (SRAM) e a Direção Regional de Recursos Florestais (DRRF).
Este Centro de interpretação, gerido pela SPEA e localizado numa antiga casa florestal em plena Reserva Florestal de Recreio “Cancela do Cinzeiro”, Pedreira – Nordeste, tem como objetivo divulgar a riqueza natural e a biodiversidade dos Açores, através da receção de visitantes, realização de atividades direcionadas para diversos públicos e promoção de ações de educação ambiental em escolas. As temáticas principais do Centro Ambiental do Priolo incidem sobre o Priolo, espécie de ave endémica do leste da ilha de São Miguel (concelhos do Nordeste e da Povoação), e o seu habitat a floresta Laurissilva, composta por espécies de plantas também únicas no mundo, assim como a avifauna açoriana e a biodiversidade em geral.
O Centro Ambiental do Priolo promove diversas atividades, tais como a plantação de espécies endémicas e a observação de aves, e realiza também cursos e workshops que oferecem um melhor conhecimento das espécies autóctones dos Açores. O leste da ilha de São Miguel possui locais fantásticos de grande riqueza natural e o Centro Ambiental do Priolo constitui um ponto fulcral para os que visitam esta área, ao fornecer informação e conhecimentos, ao promover o turismo de natureza e o birdwatching, favorecendo assim um desenvolvimento sustentável.

Objectivos do Centro Ambiental do Priolo:
1. Ser o Centro de receção e informação aos visitantes na ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme.
2. Criar um programa de atividades destinadas à população local que permitam um melhor conhecimento das espécies autóctones dos Açores.
3. Oferecer uma programação apelativa às escolas da ilha que permita divulgar o Priolo, como símbolo dos Açores, entre a população escolar.
4. Favorecer o desenvolvimento sustentável da região através da venda de produtos artesanais e alimentares de produção local e o fomento do turismo de natureza.
5. Desenvolver uma rede de parceiros e voluntários, no sentido de contribuir para a conservação do Priolo e do seu habitat.
6. Criar uma estrutura que potencialize a investigação na ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme.
Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves

Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves