Início Centros Ambientais C.V. da Gruta das Torres
 
 
Centro de Visitantes da Gruta das Torres
ILHA DO PICO
Galeria
O Centro de Visitantes da Gruta das Torres, inaugurado em maio de 2005, é um projeto dos arquitetos Inês Vieira da Silva e Miguel Vieira (SAMI-Arquitectos), para uma obra da Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente. Continua...
Manuel Paulino Costa

Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática
Horário e contactos
 

O Centro de Visitantes da Gruta das Torres, inaugurado em maio de 2005, é um projeto dos arquitetos Inês Vieira da Silva e Miguel Vieira (SAMI-Arquitectos), para uma obra da Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente.

Foi selecionado para a exposição "Habitar Portugal 2003-2005; nomeado em 2006 para a V Bienal Ibero-Americana de Arquitectura e Urbanismo em Montevideo; e nomeado em 2007 para o prestigiado Prémio Europeu Mies van der Rohe.

Recebeu o Prémio Nacional Tektónica 2009, promovido pela Ordem dos Arquitectos, pela sua "postura contemporânea na cuidada atenção ao lugar”.

Tem sido referenciado em dezenas de revistas nacionais e internacionais.

O projeto procurou conjugar a proteção da entrada principal (Skylight), com a criação de um edifício de apoio aos visitantes da Gruta das Torres.

Com o desenho do edifício, que surgiu da forma ondulante para o muro de pedra, que protege a entrada na gruta, este muro argamassado transforma-se num rendilhado de pedra ao tocar no edifício, reproduzindo a imagem de um sistema construtivo local utilizado nos currais de figueira, que faz parte de uma paisagem classificada como Património da Humanidade.

Excetuando esta parede, o edifício foi revestido com uma impermeabilização / acabamento de cor preta, de forma a assemelhar-se à textura da lava vitrificada do interior da gruta.

Para que a interferência em solos desta natureza fosse minimizada, o edifício foi projetado com uma estrutura de betão armado assente sobre um carril, também de betão armado.

Manuel Paulino Costa

Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática