Início Centros Ambientais Observatório Astronómico de Santana
 
 
Observatório Astronómico de Santana Açores Pedro Garcia
ILHA DE SÃO MIGUEL
Galeria
Situado no Pico do Bode, em Santana, Rabo de Peixe, o Observatório Astronómico de Santana – Açores é um espaço único de conhecimento Continua...
Pedro Garcia
Observatório Astronómico de Santana Açores
Pedro Garcia Vídeo
Observatório Astronómico de Santana Açores
Nuno Pereira Vídeo
Observatório Astronómico de Santana Açores
Observatório Astronómico de Santana Açores PDF

Situado no Pico do Bode, em Santana, Rabo de Peixe, o Observatório Astronómico de Santana – Açores é um espaço único de conhecimento e de divulgação científica na Ribeira Grande. Trata-se de um Centro de Ciência que faz parte da rede regional de Centros de Ciência, distribuídos por todas as ilhas do arquipélago, que procuram promover o conhecimento científico e o acesso às inovações tecnológicas. Das várias áreas científicas, coube à Ribeira Grande, com a sua vista alargada para o céu do hemisfério norte, receber o único Centro de Astronomia da Região.
O Observatório Astronómico de Santana – Açores, como Centro de Ciência, procura criar um espaço privilegiado para a difusão do conhecimento científico e, mais especificamente, das temáticas relacionadas com a Astronomia. Para isso, possuímos todo o material necessário para sermos um ponto de encontro para astrónomos amadores e um apoio interactivo e didáctico aos programas escolares que abordem temas de ciência. O OASA cria, assim, um lugar único de diversão e aprendizagem para todas as idades.
A curiosidade que, ainda hoje, a Astronomia desperta está intimamente ligada à mesma que a levou a ser uma das primeiras ciências que o Homem explorou. Os corpos, cores e fenómenos do céu, assim como a imensidão do universo são um fascínio para todos. O OASA procura ser também um local que motiva esse fascínio pela astronomia e alimenta a curiosidade de todos para que, de uma forma lúdica, desenvolvam os seus conhecimentos sobre ciência e sobre o Homem. O OASA está aberto não só às escolas e astrónomos amadores, mas também a toda a população em geral.
O OASA dispõe de todas as condições necessárias à observação dos astros e possui as ferramentas essenciais para a aprendizagem e desenvolvimento de conhecimentos em Astronomia. Ao visitar este Centro de Ciência poderá não só participar numa observação nocturna ou numa oficina de Astronomia, como poderá assistir a uma sessão de planetário móvel.
Seja por marcação prévia ou espontaneamente nas primeiras sextas-feiras de cada mês, o OASA é um espaço único de aprendizagem, de interactividade e de diversão na Ribeira Grande para todos os ribeiragrandenses e para todos os açorianos.

Pedro Garcia
Técnico do Observatório Astronómico de Santana Açores