Início Centros Ambientais Observatório do Mar dos Açores
 
 
Observatório do Mar dos Açores Observatório do Mar dos Açores
ILHA DO FAIAL
Galeria
O OMA é uma associação técnica, científica e cultural sem fins lucrativos, criada em 2002, por pessoas ligadas às Ciências do Mar. Continua...
Observatório do Mar dos Açores
Carla Dâmaso Vídeo
Observatório do Mar dos Açores
A Fábrica da Baleia de Porto Pim, integrada no Observatório do Mar dos Açores, é um complexo industrial que se situa na parte sudoeste da Baía Porto Pim Continua...
Marcia Dutra - Antropóloga
Observatório do Mar dos Açores
Márcia Dutra Vídeo
Antropóloga - Observatório do Mar dos Açores
Observatório do Mar dos Açores PDF
Fábrica da Baleia de Porto Pim PDF

O OMA

O OMA é uma associação técnica, científica e cultural sem fins lucrativos, criada em 2002, por pessoas ligadas às Ciências do Mar. Desde 2004, o OMA tem sede na Fábrica da Baleia de Porto Pim, Horta, por protocolo com a Administração Regional (SRAM), proprietária do complexo.

OMA tem como objectivos a divulgação da cultura científica e tecnológica, a promoção de actividades de interpretação e educação ambiental, no âmbito das Ciências do Mar, e a promoção de práticas sustentáveis, que preservem os recursos, a biodiversidade e o funcionamento natural dos ecossistemas marinhos.

Inerente a facto da localização da sua sede, o OMA tem ainda como objectivo a salvaguarda e estudo do património baleeiro regional e a dinamização pública do Núcleo Museológico da Fábrica da Baleia e de todo o complexo, no âmbito das suas actividades.

O OMA faz parte da Rede Regional de Centros de Ciência, promovida pela Direcção Regional da Ciência e Tecnologia, é uma Instituição Equiparada a Organização Não-Governamental de Ambiente (ONGA), certificado pela Agência Portuguesa do Ambiente e foi considerado pelo Governo dos Açores como Instituição de Utilidade Pública.

Observatório do Mar dos Açores