Início Centros Ambientais Observatório Microbiano
 
 
Observatório Microbiano dos Açores Gui Martins
ILHA DE SÃO MIGUEL
Galeria
O Centro de Ciência – Observatório Microbiano dos Açores (OMIC) - faz parte integrante da rede regional de Centros de Ciência (RECCA) Continua...
Gui Martins – Diretor Geral de A Ponte Norte - Cooperativa de Ensino e Desenvolvimento da Ribeira Grande, CRL, entidade gestora do OMIC.
Colonizadores de Ambientes Extremos
A capacidade de adaptação é uma das caraterísticas mais admiráveis da Vida na Terra. Continua...

Carolina Rodrigues, Cátia Rodrigues, Joana Medeiros e Sara Cabral Furtado
Observatório Microbiano dos Açores PDF
O Centro de Ciência – Observatório Microbiano dos Açores (OMIC) - faz parte integrante da rede regional de Centros de Ciência (RECCA), estrutura criada pelo Governo dos Açores, que tem como principal objetivo a divulgação da cultura científica.



O OMIC encontra-se instalado num imóvel de importante valor patrimonial e arquitetónico: antiga Casa de Banhos Termais – Chalé de Misturas, Furnas, numa zona central "Caldeiras", de fácil acesso à população.

O Observatório Microbiano dos Açores trata-se de uma entidade responsável pela promoção e divulgação da importância dos seres vivos microbianos no planeta Terra, dando ênfase, não só à Biodiversidade Microbiana existente nas Nascentes Termais açorianas, em particular das nascentes termais de Furnas, como também à existente nas Cavidades Vulcânicas dos Açores. Tendo como tema principal "os microrganismos", o OMIC pretende estimular o interesse pela ciência e pela tecnologia, tornando-a acessível ao grande público e, em particular, aos jovens uma vez que constitui apoio didático aos programas escolares, para além de constituir uma importante oferta turística da região.

O Centro apresenta diferentes tipos de espaços com funções múltiplas: o "Expositivo", constituído por módulos demonstrativos de carácter permanente, assim como módulos de carácter temporário, o "Laboratorial" no qual os visitantes poderão observar amostras de microrganismos vivos, bem como realizar atividades descritas em protocolos experimentais no “Ateliê dos Pequenos Cientistas” e o espaço "Cafetaria Termal" onde é possível degustar diferentes itens preparados com as águas minerais e termais de Furnas, demonstrando assim as utilizações histórico-culturais das Nascentes Termais.

O Centro também promove a construção de uma cultura científica, através de diferentes eventos de promoção cultural relacionados com a ciência e com a sociedade, destinados ao público em geral.

O Observatório Microbiano dos Açores tem os seguintes objetivos gerais:

- A divulgação da biodiversidade existente nas Nascentes Termais sob o ponto de vista científico, histórico, económico e cultural;
- A educação e sensibilização da população em geral acerca das mais-valias dos ecossistemas microbianos;
- A monitorização a longo prazo da ecologia microbiana termal, a fim de validar os recursos biológicos desta natureza.

Gui Martins
Diretor Geral de A Ponte Norte - Cooperativa de Ensino e Desenvolvimento da Ribeira Grande, CRL, entidade gestora do OMIC.