Início Energia Produção Graciólica
 
 
Projeto Graciólica
ILHA GRACIOSA
 
Galeria
O sistema de Produção Híbrido de Energia da Graciólica iniciou a produção de eletricidade e respetivo abastecimento à ilha Graciosa a 21 de agosto de 2019, contabilizando até à data uma penetração renovável de 62%, e 273 dias de abastecimento de eletricidade ... Continua...
Duarte Conde - Graciólica
Duarte Conde Vídeo
Projeto Graciólica

O sistema de Produção Híbrido de Energia da Graciólica iniciou a produção de eletricidade e respetivo abastecimento à ilha Graciosa a 21 de agosto de 2019, contabilizando até à data uma penetração renovável de 62%, e 273 dias de abastecimento de eletricidade 100% renovável.

O sistema Híbrido de Energia consiste num Parque Eólico de 4,5 MWp, uma central Fotovoltaica de 1 MWp e uma Central de Baterias de 7,5 MVA/2,6 MWh. A gestão das diferentes centrais é realizada por um sistema de controlo inteligente autónomo, que prevê antecipadamente a produção versus consumo de energia, de modo que a produção satisfaça o consumo, instantaneamente, garantindo-se assim a regulação da frequência e tensão da rede elétrica. A Central Termoelétrica da ilha Graciosa é também abrangida pela gestão do sistema inteligente, sendo utilizada apenas em situações de redundância, quando a energia produzida pelas fontes renováveis não é suficiente para satisfazer a totalidade da carga da ilha.

Este sistema pioneiro na região Autónoma dos Açores coloca o Arquipélago na vanguarda da utilização de sistemas tecnológicos deste tipo, que contribuem de forma muito significativa para a valorização energética dos seus recursos naturais. Estima-se que ao longo de 20 anos este projeto evite 100 mil toneladas de emissões de CO2 para a atmosfera.

Duarte Conde - Graciólica