Início Naturalistas nos Açores Luís da Rocha Monteiro
 
 
Luís da Rocha Monteiro (1962-1999)
 
Galeria
Luís Rocha Monteiro (1962-1999) foi um dos mais promissores investigadores da sua geração Continua...
Sim acho que se pode dizer que o Luís Monteiro foi um naturalista. Mas ele foi mais do que isso. Continua...
Pitta Groz
Currículo
Verónica Neves Vídeo
Investigadora – Universidade dos Açores
Mário Laranjo Vídeo
Ex-Técnico de Laboratório do Departamento
de Oceanografia e Pescas
Universidade dos Açores
Manuela Martins Vídeo
Luís da Rocha Monteiro PDF

Luís Rocha Monteiro (1962-1999) foi um dos mais promissores investigadores da sua geração e apesar da sua juventude, assumiu um lugar de destaque entre os criadores de ciência em Portugal.

Tendo dedicado a sua vida à protecção do ambiente e aos estudos das aves marinhas nos Açores, distinguiu-se no campo da Ornitologia, Ecotoxicologia Marinha e Conservação da Natureza.

Doutorou-se em 1996 na Faculdade de Ciências da Universidade de Glasgow tendo como orientador o Prof. Robert Furness, após a sua licenciatura em Engenharia do Ambiente em 1985 pela Universidade de Aveiro.

Pertencia ao Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores onde foi eleito membro do Senado e Conselho Científico, sendo também representante da Região Autónoma dos Açores na Comissão Interministerial para as Alterações Climáticas.

Na Universidade dos Açores foi coordenador de vários projectos científicos donde se salientam:

  • em 1999 a coordenação científica portuguesa do projecto VENTOX, projecto das “Fontes hidrotermais profundas – um laboratório natural de poluição” e o Programa PRAXIS “Ecologia e Conservação das Populações Temporalmente Segregadas de Paínho-da-Madeira Oceanodroma castro nidificantes nos Açores”;

  • em 1998 coordenou o projecto LIFE-Natureza onde se procuraram estabelecer as bases para a implementação da Rede Natura 2000 nos Açores e o projecto Life MARÉ (Gestão Integrada de Zonas Costeiras e Marinhas nos Açores), do qual foi o principal proponente e coordenador científico;

  • em 1997 Programa PRAXIS XXI “Aves marinhas como indicadores de recursos marinhos e da estrutura da teia alimentar na região Açores”;

  • em 1995 projecto STRIDE “Aves marinhas como indicadores de poluição por metais pesados no Atlântico Português”.

Era membro de várias sociedades de ornitologia nos Estados Unidos, Inglaterra, África do Sul, Portugal e Espanha e activo em Associações de conservação nacional, tais como a Liga Portuguesa para a Protecção da Natureza e a Quercus.

Na sua produção científica contava com cerca de 45 artigos e notas publicados em revistas da especialidade, tendo ganho em 1998 o prémio IMAR-Luiz Saldanha, atribuído a jovens cientistas portugueses, pelo melhor artigo em ciência marinha publicado na revista internacional “Environmental Toxicology and Chemistry”, com o título “Accelerated increase in mercury contamination in North Atlantic mesopelagic food chains as indicated by time-series of seabird feathers” (Incremento acelerado da contaminação por mercúrio nas cadeias alimentares mesopelágicas do Atlântico Norte detectado através de séries temporais de penas de aves marinhas).

Em 2004 foi criado pelo Governo Regional dos Açores o “Prémio Luís Rocha Monteiro” com o intuito de incentivar e divulgar os trabalhos científicos na área de ecologia e biodiversidade do meio marinho dos Açores.

Os seus estudos no campo da ornitologia levaram-no à descoberta de uma nova espécie no Açores – que ostenta o seu nome, Paínho-de-Monteiro (Oceanodroma monteiroi) - descrita na revista científica Ibis por uma equipa internacional.