Início Jardins dos Açores Jardim António Borges
 
Cronologia do Jardim António Borges
ILHA DE SÃO MIGUEL  
 
Galeria
O jardim Antonio Borges, construído entre 1858 e 1861, constitui um dos principais jardins históricos da ilha de São Miguel, Continua...
Maria Isabel Wytton da Terra Soares Albergria
Cronologia do Jardim António Borges
Desdobrável do Jardim António Borges PDF
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Jardim António Borges PDF

1858 – Início da construção do jardim da Lombinha, ao cimo do Beco da Lombinha dos Cães, propriedade de António Borges da Câmara Medeiros (1812-1879).

1861 – Erguida a cisterna-mirante na parte norte e mais elevada do jardim, as estufas na parte baixa, os dois tanques, as furnas e os mirantes. Toda a estrutura física do jardim está concluída.

1861-69 – José Bensaude comanda «no terreno» os planos de plantação com os plantios enviados das principais casas viveiristas europeias, entre as quais se destacam o Jacob Makoy, de Liège, Ambroise Verschaffelt, de Gand, Jean Jules Linden, de Bruxelas, e diversas casas londrinas.

1865 – António Borges organiza uma “Lista de Plantas” do seu jardim da Lombinha que continha 288 páginas manuscritas, cujo original se perdeu.

1866 – O jardim recebe a visita de Edmond Goëze, botânico alemão director do jardim Botânico de Coimbra, que vem a S. Miguel recolher donativos de plantas.

1870-79 – A direcção do jardim é entregue ao naturalista e botânico Carlos Maria Gomes Machado (1828-1901)

1879 – Morre António Borges, ficando o jardim da Lombinha entregue aos cuidados do seu enteado, Caetano de Andrade Albuquerque.

1922 – Uma equipa liderada pelo mestre Manuel de Oliveira Panela encarrega-se de "ressuscitar" o jardim da Lombinha, que se encontrava abandonado havia alguns anos. Foi colocado o busto do fundador sobre uma «peanha romana», da autoria de Numídico Bessone (transferida para o local onde se encontra actualmente em 1957).

1957 - Aquisição do imóvel pela Câmara Municipal de Ponta Delgada e Junta Geral do Distrito efectuada aos herdeiros de Caetano de Andrade Albuquerque.

1968-70 – A Câmara de Ponta Delgada promove novos «melhoramentos», como um aviário, um recinto para macacos, e uma mini-pista para carrinhos infantis.

c. 1969 – Ante-projecto para o arranjo do jardim António Borges assinado pelo arquitecto paisagista Viana Barreto, que não chegaria a vias de facto.

1999 - Início do processo para a Recuperação do jardim, criação do grupo de trabalho multidisciplinar.

2000 - Trabalhos de recuperação arbórea/ cirurgia de árvores conduzidas pela equipa de especialistas Ingleses - Richard Green e David Sayers.

2001 - Adjudicação do Projeto de Recuperação e Revitalização à firma Topiaris. Estudos de Arquitectura Paisagista Lda.

2005 - Inauguração das Obras de Recuperação e Revitalização do Jardim António Borges executadas pela firma Marques S.A.

2008 - Conclusão do Projeto de Identificação Botânica do jardim.

2010 - Colocação de 153 placas de identificação botânica.