Início Fajãs dos Açores Vila do Corvo
 
 
Fajã de Vila do Corvo Fernando Ferreira
 
A fajã lávica (ou delta lávico), onde está instalada a Vila do Corvo, constitui a principal superfície aplanada da ilha. A Norte, a fajã está limitada por uma arriba fóssil e na sua zona frontal, litoral, evidencia diversos cordões lávicos litorais Continua...
Fernando Ferreira
Fajã de Vila do Corvo PDF
 

A fajã lávica (ou delta lávico), onde está instalada a Vila do Corvo, constitui a principal superfície aplanada da ilha. A Norte, a fajã está limitada por uma arriba fóssil e na sua zona frontal, litoral, evidencia diversos cordões lávicos litorais, os quais têm uma clara expressão submarina e constituem os famosos “caneiros” da ilha, entre os quais se encontra a Reserva Voluntária do “Caneiro dos Meros”, considerado um fantástico spot de mergulho com a companhia de meros de grandes dimensões!

A Vila do Corvo, em matéria de povoamento, oferece-nos, no conjunto da Região, dois traços muito particulares, sendo um deles o facto de possuir apenas um lugar habitado, que se caracteriza por um flagrante exemplo de povoamento aglomerado. Este desenha uma singular fisionomia urbanística, onde as casas praticamente encostadas entre si, para melhor proteção, voltam as frentes para sul. O povoamento serpenteado de ruas e ruelas, aqui designadas por “Canadas”, tornam este espaço um caso ímpar no arquipélago e que, segundo Orlando Ribeiro, bem poderíamos dizer que estamos em presença de uma típica aldeia de montanha do Norte do território do continente português.

Por outro lado, no único Centro urbano da ilha, situado na sua zona menos declivosa e mais baixa, na sua parte sul, é onde se localiza o Porto da Casa (cais comercial) e está implantado o aeródromo. A paisagem urbana é ainda dominada por casas de construção antiga de pedra lavrada e tosca e que se distinguem das novas construções, que vão hoje diluindo este aspeto, ao estenderem-se para ocidente, ao longo da plataforma meridional.

Situado na Vila, encontra-se o Centro de Interpretação de Aves Selvagens, paragem obrigatória para aqueles que querem conhecer o Parque Natural e a Reserva da Biosfera da Ilha do Corvo. É o espaço privilegiado para explorar a temática das aves selvagens que ocorrem nos Açores, bem como a prática de observação de aves, atividade de turismo que coloca a ilha do Corvo no contexto do Birdwatching internacional.

Fernando Ferreira – Parque Natural do Corvo