Início Fajãs dos Açores São Jorge
 
 
Fajã d'Além Norte
ILHA DE SÃO JORGE

A Fajã d'Além situa-se no lado norte da ilha de São Jorge, na freguesia do Norte Grande, concelho de Velas. Os moradores desta fajã regressam às suas habitações durante o Verão na época das vindimas, chegando a juntar-se cerca de 40 pessoas.
O acesso a este lugar é um pequeno e longo trilho muito inclinado, com início em Santo António. Durante 3 meses, aproximadamente, não é possível observar o Sol na Fajã D'Além devido à sua encosta ingreme.

Ana Cardoso – Parque Natural de São Jorge

Fajã d'Além Norte PDF
1
2
3
4

Fajã d'Além (Costa Norte Ilha São Jorge)

Um lugar inalcançável por veículos automóveis, tão perto e tão distante do restante mundo que nos rodeia.
Isolada do reboliço do dia-a-dia, uma pequena planície encaixada entre o mar e a falésia faz desta uma das mais belas fajãs de São Jorge.
Para lá chegar é necessário percorrer um longo e acentuado trilho com uma escadaria de pedra em muitos lugares já gasta, mas cheia de encantos e de mistério, ladeada apenas pelo Atlântico profundo e falésias verdejantes.
Faz jus ao conceito de fuga, onde parece não existir problemas e a união familiar e a camaradagem estão sempre lado a lado, sempre prontos a receber quem nos visita e a oferecer um pouco daquilo que temos.
Todos os anos, somos visitados por pessoas dos quatro cantos do mundo que na hora de partir não têm dúvidas em dizer "valeu a pena o esforço".

Lizuarte Silveira – Fajã d’Além Norte