Início Fajãs dos Açores São Miguel
 
 
Fajã do Calhau
ILHA DE SÃO MIGUEL
Fajã do Calhau PDF
 
1
2
3
4

A Fajã do Calhau localiza-se na costa sudeste da ilha de São Miguel, entre as freguesias do Faial da Terra e de Água Retorta e constitui a maior fajã detrítica que há na ilha, com uma área aproximada de 0,22 km2.
Esta fajã corresponde a uma plataforma supratidal, composta por depósitos de vertente que se desprenderam de uma arriba rochosa alcantilada, com cerca de 380 m de altura. Nas vertentes íngremes desta arriba são bem visíveis as falhas geológicas que atravessam esta zona da ilha, muitas delas preenchidas por filões.
O território da fajã está dividido em parcelas agrícolas de reduzida dimensão, onde se destacam as vinhas, as terras de cultivo e algumas casas de veraneio.
A encosta da Fajã do Calhau constitui um importante habitat para a nidificação de algumas aves marinhas como o Cagarro (Calonectris borealis) e o Frulho (Puffinus assimilis), motivo pela qual esta área é classificada pela Bird Life Interational como Área Importante para Aves (IBA).
Devido à presença de espécies florísticas e faunísticas protegidas e habitats prioritários, a Fajã do Calhau integra a Área Protegida para a Gestão de Habitats e Espécies do Faial da Terra e é um geossítio do Geoparque Açores, classificações e reconhecimentos que atestam a importância desta área para a Conservação da Natureza.

Paulo Garcia - Parque Natural de São Miguel