Início Património Cultural Levada do Faial
 
Levada do Faial João Costa
ILHA DO FAIAL
Galeria
“A maior obra de engenharia dos Açores”, assim qualificada aquando da sua inauguração em 1964, levou 4 anos a ser construída e 7 a ser planeada. Continua...
João Costa - Parque Natural do Faial
João Melo Vídeo
Parque Natural do Faial
Levada do Faial PDF

“A maior obra de engenharia dos Açores”, assim qualificada aquando da sua inauguração em 1964, levou 4 anos a ser construída e 7 a ser planeada. A Levada, canal com 10 km de extensão implantado a 680 m de altitude, tinha como principal função a produção de energia hidroelétrica recolhendo em vários pontos água proveniente das zonas de Castelhano, Cabeço, Risco, Fajãs, Cabras, Guarda-Sol e Águas claras, posteriormente canalizadas desde o reservatório principal, com capacidade de armazenamento de 1000m3, até à central mini hídrica do Varadouro.
Quer devido à fraca produção de energia elétrica, quer à frequente interrupção do caudal por fatores naturais, a central deixou de funcionar em 1980. Com a sua passagem em 1988 para a alçada da EDA, foi novamente reativado um dos grupos hidroelétricos. Em 1998, devido à grande crise sísmica que assolou a ilha do Faial, a sua produção decresceu representando neste momento 1% da energia elétrica produzida no Faial. No resultado desta libertação de energia telúrica, grande parte da Levada foi destruída, tendo ficado apenas cerca de 2 km de canal.
Após 12 anos de abandono, recentemente o Parque Natural do Faial iniciou o projeto de recuperação deste património com grande importância histórica e localizado num dos locais mais espetaculares da ilha do Faial. Este projeto começado em 2010, já levou à recuperação de 6,1 km do canal e melhorou as condições de realização do trilho. Localizado em Área de Paisagem Protegida da Zona Central, está inserido no Trilho dos 10 Vulcões com 27 km de extensão, o maior e principal da ilha.
Este circuito apresenta especial interesse pelas suas características no que se refere à flora, à fauna e à geologia. Ao longo da levada, poderá escutar o som relaxante da água, observar flora endémica, bem como contemplar e escutar algumas aves, a maioria das quais igualmente endémicas do arquipélago. Ao longo do percurso é possível ainda contemplar o antigo escoamento lávico da erupção de 1672, mais conhecido por “Mistérios do Capelo” assim como o alinhamento de cones do Complexo Vulcânico do Capelo, um sistema fissural, instalado numa zona de fratura, com orientação aproximadamente Oeste-Este.

João Costa
Parque Natural do Faial