Início Vinhas do Pico Núcleos Costeiros
 
 
Lajido
Freguesia de Santa Luzia
ILHA DO PICO
Lajido PDF
1
2
3
4
O núcleo costeiro do Lajido localiza-se na costa da freguesia de Santa Luzia, concelho de São Roque do Pico. Faz parte da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, classificada como Património da Humanidade pela UNESCO em 2004.
Este núcleo tem acesso a partir do Caminho do Carro, e está ligado através do Caminho da Costa aos núcleos dos Arcos e do Cachorro: ao longo deste caminho são visíveis relheiras resultantes da passagem intensa dos carros de bois.
A sua organização original era dominada por uma ou duas casas do tipo senhorial, uma casa conventual da qual apenas resta um forno e uma grande chaminé de pedra, e os seus complexos de produção compostos por alambiques e armazéns junto a um porto, rodeados por vastas propriedades de vinha e figueiras.
Neste núcleo encontram-se vários poços de maré que garantiam o abastecimento de água à população da freguesia de Santa Luzia, e ao funcionamento dos alambiques.
A sua ermida (Séc. XVIII) – consagrada a Nossa Senhora da Pureza - encontra-se no Centro do núcleo, junto ao Solar dos Salgueiros.
No período pós-filoxera, pequenas adegas tradicionais maioritariamente com um piso foram proliferando na periferia do núcleo central, e servem hoje principalmente como habitação sazonal.
Neste núcleo encontra-se a sede do Parque Natural da Ilha do Pico, o Centro de Interpretação da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, o Núcleo Museológico do Lajido de Santa Luzia, e a Casa dos Vulcões.

Parque Natural do Pico