Início Vinhas do Pico Núcleos Costeiros
 
 
Cachorro
Freguesia de Bandeiras
ILHA DO PICO
Cachorro PDF
1
2
3
4
O núcleo costeiro do Cachorro localiza-se na costa da freguesia de Bandeiras, concelho de Madalena. Faz parte da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, classificada como Património da Humanidade pela UNESCO em 2004.
Este núcleo tinha acesso a partir do Caminho do Poço, e está ligado através do Caminho da Costa aos núcleos do Lajido e do Cais do Mourato.
A sua organização original era dominada por algumas casas do tipo senhorial e os seus complexos de produção compostos por alambiques e armazéns junto a um porto e a um rola-pipas, rodeados por vastas propriedades de vinha e figueiras.
Neste núcleo encontra-se um poço de maré que garantia o abastecimento de água principalmente para o funcionamento dos alambiques.
A sua ermida (Séc. XVII) – consagrada a Nossa Senhora dos Milagres - encontra-se no Centro do núcleo.
Anualmente no dia 2 de fevereiro, realiza-se uma romaria a partir da Igreja de Santa Luzia passando pelo Lajido e terminando neste núcleo, evocando a erupção vulcânica de 1718.
No período pós-filoxera, pequenas adegas tradicionais maioritariamente com um piso foram proliferando na periferia do núcleo central, e servem hoje maioritariamente como habitação sazonal.

Parque Natural do Pico