Início Vulcanismo Ponta do Carapacho
 
Ponta do Carapacho, Ponta da Restinga e Ilhéu de Baixo
ILHA GRACIOSA
Galeria
As Pontas do Carapacho e da Restinga apresentam-se segundo altas falésias onde a erosão costeira pôs a descoberto chaminés, filões basálticos e tufos surtseianos associados à atividade inicial, submarina, do vulcão da Caldeira. Continua...
Geoparque Açores
Ponta do Carapacho, Ponta da Restinga e Ilhéu de Baixo PDF
As Pontas do Carapacho e da Restinga apresentam-se segundo altas falésias onde a erosão costeira pôs a descoberto chaminés, filões basálticos e tufos surtseianos associados à atividade inicial, submarina, do vulcão da Caldeira. O Ilhéu de Baixo constitui os resquícios de um cone de tufos surtseiano, igual testemunho de uma erupção submarina de natureza basáltica em águas pouco profundas. Estas arribas incluem, ainda, depósitos de escórias e de pedra pomes, esta última proveniente do vulcão da Caldeira.

Nesta área, para além das nascentes termais da Baía dos Homiziados (a Nordeste da Ponta da Restinga), ocorre a nascente termal do Carapacho, de águas cloretadas sódicas e temperatura de cerca de 40ºC. Esta água é tradicionalmente captada num poço situado no interior do Balneário Termal, construído entre 1947 e 1951 pela antiga Junta Geral de Angra do Heroísmo, e recentemente objeto de reabilitação, ampliação e reformulação das captações. A água termal do Carapacho é aplicada desde, pelo menos, 1750 no tratamento do reumatismo, colites e doenças de pele. Na costa adjacente ao balneário existe uma piscina natural, muito procurada na época balnear.

Geoparque Açores