Início Vulcanismo Poço da Pedreira
 
 
Poço da Pedreira
ILHA DE SANTA MARIA
Galeria
O Poço da Pedreira é uma antiga zona de extração de inertes, talhada num antigo cone de escórias, o Pico Vermelho. A rocha que o constitui, conhecida como pedra de cantaria mariense, Continua...
Geoparque Açores
Poço da Pedreira PDF

O Poço da Pedreira é uma antiga zona de extração de inertes, talhada num antigo cone de escórias, o Pico Vermelho. A rocha que o constitui, conhecida como pedra de cantaria mariense, corresponde a piroclastos basálticos subaéreos (escórias) muito alterados, consolidados e de coloração avermelhada, dada a antiguidade do cone vulcânico.

A frente de exploração apresenta paredes verticais, dadas as características geotécnicas do material e o seu método de extração. Na base da frente de exploração, onde há uma pequena depressão, formou-se um charco de água e junto ao caminho de acesso ao geossítio é possível observar um filão basáltico, sob a forma de um muro de rocha.

De grande relevância cénica, este pitoresco local da freguesia de Santa Bárbara está integrado no percurso pedestre PRC3SMA – Entre a Serra e o Mar, sendo um dos seus pontos de maior interesse.

Geoparque Açores