Início Vulcanismo Porto Afonso
 
 
Porto Afonso e Redondo
ILHA GRACIOSA
Galeria
A zona costeira compreendida entre o Redondo e a Baía do Porto Afonso, no extremo ocidental da ilha, apresenta diversificadas secções e cortes nos cones de escórias e formações piroclásticas basálticas Continua...
Geoparque Açores
Porto Afonso e Redondo PDF
A zona costeira compreendida entre o Redondo e a Baía do Porto Afonso, no extremo ocidental da ilha, apresenta diversificadas secções e cortes nos cones de escórias e formações piroclásticas basálticas aí existentes, de colorações, espessura e granulometrias variadas, incluindo cinzas, lapilli e bombas vulcânicas. Nalguns setores da falésia costeira a erosão marinha atingiu níveis profundos dos cones vulcânicos, colocando a descoberto as suas chaminés e filões que fazem parte integrante do sistema de alimentação magmática destes vulcões monogenéticos.

A Baía do Porto Afonso retrata, precisamente, uma mais fácil erosão marinha naquelas formações piroclásticas, com o consequente recuo da linha de costa e a formação de uma enseada. Ao invés, para sul da baía e para leste do cone de escórias do Redondo, a linha de costa, com alturas da ordem de 20 a 30m, é talhada em escoadas lávicas basálticas.

Geoparque Açores