A Fajã dos Vimes situa-se na costa sul da ilha, na freguesia da Ribeira Seca, no concelho da Calheta, entre a Fajã da Fonte dos Bodes e a Fajã da Fragueira. É uma fajã muito atrativa pela sua dimensão e características, cuja área habitável estende-se pelas colinas.  
              Na fajã vive, durante todo o ano, uma pequena comunidade de cerca de 70 pessoas. 
              As suas terras para o cultivo apresentam um clima ameno, um solo fértil e repleto de diversas culturas, entre as quais o café.  
              Esta fajã é famosa pelo seu artesanato, como as "Colchas da Fajã dos Vimes", tecidas por artesãs em teares de pedais. 
              No Centro da fajã encontra-se uma ermida, dedicada a São Sebastião e outrora sede de paróquia, onde se realiza a festa à Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, que acontece a 16 de Julho. Outra festa aqui realizada é o dia do Corpo de Deus, onde as pessoas de toda a ilha descem à Fajã dos Vimes. 
              Aqui vêm desaguar 3 ribeiras, a Ribeira dos Vimes, a Ribeira do Capadinho e a Grota do Modelo ou Grotão. Umas das particularidades da Ribeira dos Vimes é uma fonte de água mineral gaseificada.  
              A Fajã dos Vimes chegou a ter uma escola primária instalada a 12 de Abril de 1886, onde em 1993 ainda estavam cerca de 11 alunos da primeira à quarta classe.  
              Ana Cardoso – Parque Natural de São Jorge  |