Início Grutas Furna do Enxofre
 
 
Furna do Enxofre João Luís Gaspar
ILHA GRACIOSA
Galeria
Situada na parte SE da caldeira do Vulcão Central, na zona de intersecção de falhas de direcção NW-SE e NE-SW, a Furna do Enxofre é uma imponente caverna lávica de natureza basáltica Continua...
João Luís Gaspar – Vulcanólogo
Universidade dos Açores
João Luís Gaspar Vídeo
Vulcanólogo – Universidade dos Açores
Som da Furna do Enxofre Áudio
Furna do Enxofre PDF

Situada na parte SE da caldeira do Vulcão Central, na zona de intersecção de falhas de direcção NW-SE e NE-SW, a Furna do Enxofre é uma imponente caverna lávica de natureza basáltica, cuja génese está associada à fase final do episódio eruptivo havaiano que marcou a última etapa evolutiva da caldeira.

Sob o ponto de vista morfológico apresenta um diâmetro aproximado de 200 metros e uma altura de cerca de 50 metros. Caracteriza-se por apresentar um tecto em abóbada, onde sobressaem secções perfeitas de prismas lávicos, e no qual se desenvolvem as duas fendas que permitem a comunicação da estrutura com o exterior, localizadas ao longo de uma importante falha tectónica de direcção NE-SW.

O chão da Furna do Enxofre, parcialmente coberto por blocos caídos do tecto, é inclinado para sudeste e termina num lago de água fria que ocupa a parte mais funda da estrutura.

No interior da caverna destaca-se a existência de um campo de desgaseificação que compreende uma fumarola de lama, áreas de emissões de vapor com depósitos de minerais sublimados e uma extensa área de desgaseificação difusa através dos solos. Os principais gases libertados neste sistema são o dióxido de carbono (CO2), o sulfureto de hidrogénio (H2S), o metano e o radão (222Rn).

O Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores monitoriza em contínuo a libertação de tais gases no âmbito do seu programa de vigilância sismovulcânica, mas também por razões relacionadas com o perigo que podem representar em termos de saúde pública.

Na verdade, as características peculiares da Furna do Enxofre tornam-na num dos pontos turísticos de maior interesse não só da ilha Graciosa, mas de todo o arquipélago dos Açores. O acesso à gruta, inicialmente feito por cordas, encontra-se actualmente facilitado graças à construção, em 1939, de uma torre com cerca de 37 metros de altura e uma escadaria em caracol com 183 degraus, pelo que importa garantir que as visitas ao local decorram na máxima segurança.

Descer à Furna do Enxofre é entrar na conduta principal, ou chaminé, de um vulcão activo!
Ao fazê-lo respeite as medidas preventivas indicadas.

João Luís Gaspar – Geólogo
Universidade dos Açores