Início Centros Ambientais Museu Hidroelétrico da Praia
 
 
Parque da Energia Hídrica da Ribeira da Praia Rui de Sousa Martins
ILHA DE SÃO MIGUEL
Galeria
Rui de Sousa Martins Vídeo
Professor de Antropologia Cultural da Universidade dos Açores
Parque da Energia Hídrica
da Ribeira da Praia

Rui de Sousa Martins
Professor de Antropologia Cultural da Universidade dos Açores
Director do Museu de Vila Franca do Campo
Índice|Parte 1|Parte 2|Parte 3
Parte 4| Parte 5| Parte 6

Parque da Energia Hídrica
da Ribeira da Praia

Água d'Alto, São Miguel, Açores
Rui de Sousa Martins

4. ZONA TURÍSTICA DA RIBEIRA DA PRAIA.

No ano 2000, o Dr. Miguel Cravinho, funcionário da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, elaborou um inovador Programa de desenvolvimento da zona turística da Ribeira da Praia, no âmbito de um curso de pós-graduação em Desenvolvimento Local realizado na cidade da Ribeira Grande 1.

O objetivo central deste trabalho é o desenvolvimento local do Lugar da Praia (Trinta Réis), através de uma intervenção integrada, baseada numa forte componente social e orientada para objetivos de gestão dos recursos endógenos disponíveis 2. A estratégia de intervenção proposta insere-se no âmbito da Filosofia do Desenvolvimento Local 3 e orienta-se em três vetores principais: o desenvolvimento comunitário, assumido como prioritário 4, o ordenamento do território 5 e a promoção turística, ambiental e cultural da zona 6 turística da Praia.

A viabilidade do projeto assenta precisamente no elevado potencial turístico da zona que engloba a paisagem natural da Ribeira da Praia, o núcleo habitacional classificado, o centenário sistema hidroelétrico, a relação de proximidade com uma das melhores unidades hoteleiras da ilha de São Miguel e com as praias de Água d’Alto, a sua localização no concelho de Vila Franca do Campo (cuja Autarquia tem vindo a desenvolver uma forte aposta no sector do turismo), a complexa rede de caminhos agrícolas utilizados para os passeios pedestres com destino à Lagoa de Fogo… 7.

Os objetivos da vertente turística são claramente definidos: revitalização do património cultural-sistema hidroelétrico; ordenamento turístico do espaço; integração na oferta da unidade hoteleira; promoção da imagem turística; interiorização da imagem de qualidade do local 8.

A implementação deste projeto envolveria três fases, privilegiando contextos espaciais distintos: intervenção comunitária (promoção pessoal, social e económica), envolvendo o Lugar da Praia e a zona hoteleira; intervenção territorial (promoção das potencialidades e recursos endógenos), abrangendo todo o sistema hidroelétrico da Praia e intervenção estratégica (promoção turística, cultural e ambiental), abraçando a bacia hidrográfica da Ribeira da Praia 9.

A nível da intervenção geográfica, o projeto compreende duas fases: a primeira abrange o curso da ribeira desde a foz até…à zona dos Tanques da Luz, incluindo, pelo seu elevado interesse paisagístico, turístico e cultural, todo o sistema das antigas centrais hidroelétricas, assim como o respetivo trilho pedestre de ligação entre elas. Numa segunda fase, pretende-se incluir a restante parte da ribeira, a montante, até à Lagoa do Fogo e os caminhos agrícolas existentes na zona 10.

1 Este curso foi realizado com base num protocolo entre a Câmara Municipal da Ribeira Grande e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas de Lisboa.
2 Cravinho, 2000: 2.
3 Cravinho, 2000: 4.
4 Cravinho, 2000: 2, 9, 15.
5 Cravinho, 2000: 10, 11, 15.
6 Cravinho, 2000: 10, 11, 15.
7 Cravinho, 2000: 10, 11.
8 Cravinho, 2000: 11.
9 Cravinho, 2000: mapa anexo e legenda.
10 Cravinho, 2000: 11.