Início Centros Ambientais C. V. da Furna do Enxofre
 
 
Centro de Visitantes da Furna do Enxofre Madalena Picanço
ILHA GRACIOSA
Galeria
Localizado no Monumento Natural da Caldeira da Graciosa, o Centro de Visitantes da Furna do Enxofre (CVFE) é o Núcleo da Reserva da Biosfera e do Parque Natural da Graciosa Continua...
Madalena Picanço
Parque Natural da Graciosa
Horário e contactos
Centro de Visitantes da Furna do Enxofre PDF
Localizado no Monumento Natural da Caldeira da Graciosa, o Centro de Visitantes da Furna do Enxofre (CVFE) é o Núcleo da Reserva da Biosfera e do Parque Natural da Graciosa, funcionando também como porta de entrada para a Furna do Enxofre desde o dia 5 de abril de 2010, dia da sua inauguração.

Constituído por dois pisos, é um edifício que salvaguarda a qualidade ambiental, o estrito respeito pelos valores da geodiversidade, da biodiversidade e o equilíbrio paisagístico e estético. No piso inferior enterrado na plataforma contém instalações sanitárias e uma área de exposição. Localizado no piso superior estão a área de receção, a entrada para a Furna, os banheiros para pessoas com mobilidade reduzida e a área reservada para a divulgação, sensibilização e observação da paisagem.

Para uma melhor compreensão dos processos vulcânicos que deram origem à Furna do Enxofre, à Caldeira e também da ilha Graciosa, no CVFE existem cinco painéis informativos, nomeadamente:
  • Geologia da Ilha Graciosa
  • O Vulcão Central e a Formação da Caldeira
  • O Lago de Lava Intracaldeira
  • Caverna Lávica Furna do Enxofre
  • Emissões Gasosas e Medidas Cautelares
Estão também disponíveis no Centro uma maquete da ilha Graciosa e tecnologias multimédia, nomeadamente um monitor com o registo dos valores de CO2 no interior da Furna e um quiosque com informações sobre a Furna do Enxofre, Reserva da Biosfera da Graciosa e Parque Natural da Graciosa.

Para além destas o Centro dispõe de uma exposição sobre a Reserva Natural do ilhéu da Praia (a Terra dos painhos-de-monteiro) e alguns livros que podem ser consultados pelos visitantes.

De forma a tornar as visitas mais agradáveis aos visitantes o edifício do CVFE, apresenta uma plataforma projetada no telhado com vista sobre uma das aberturas da furna. Dispõe ainda de uma máquina de snacks, uma loja de merchandising e uma área infantil.



Madalena Picanço – Parque Natural da Graciosa