Início Centros Ambientais Centro de Interpretação Ambiental das Furnas
 
 
Centro de Interpretação Ambiental das Furnas
ILHA DE SÃO MIGUEL
Galeria
O Centro de Interpretação Ambiental das Furnas (CIAF) integra uma intervenção mais alargada que articula, num único projeto e de forma transversal, Continua...

Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática
Horário e contactos
O Centro de Interpretação Ambiental das Furnas (CIAF) foi criado com o objetivo de divulgar a história e evolução do Vulcão das Furnas e a intervenção do Laboratório de Paisagem na proteção e recuperação dos ecossistemas na área de paisagem protegida.

Foi o vencedor do “Premio Internazionale Architetture di Pietra 2011 – XII edizione” e finalista do prémio SECIL em 2013. Foi capa da publicação espanhola “El Croquis” e alvo de destaque em alguns websites de arquitetura. Em 2016, ganhou o prémio “Tour Operator of the Year for São Miguel” na categoria “Holiday & Tour Specialist Awards” da Luxury Guide Awards.

O CIAF funciona como observatório e Centro de divulgação integrado de conhecimento, assumindo, desde logo, um papel importante na tradução da linguagem científica para formas de disseminação de conhecimento, capazes de cativar os visitantes para uma melhor compreensão das particularidades da geodiversidade, biodiversidade, hidrópole e cultura locais.

Inclui um auditório para a realização de workshops e seminários e uma ampla superfície coberta destinada à realização de exposições que, através de mecanismos interativos, ferramentas acessíveis aos utilizadores, plataformas multimédia e visitas guiadas, conduz os visitantes à descoberta da história do Vulcão das Furnas, do ecossistema da lagoa e do Laboratório de Paisagem.

Complementarmente, existem áreas exteriores adjacentes, nomeadamente zonas de merendas e contemplação e um amplo espaço verde com vista privilegiada sobre a lagoa, onde os visitantes podem apreciar a paisagem e desenvolver atividades de lazer.



Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática