Início Centros Ambientais Museu Vulcanoespeleológico
 
 
Museu Vulcanoespeleológico Paulo Barcelos
ILHA TERCEIRA
Galeria
Com as primeiras expedições espeleológicas dos Montanheiros surgem as primeiras amostras das singulares estruturas e formações naturais, que as cavidades vulcânicas das nossas ilhas encerram. Continua...
Paulo Barcelos
Os Montanheiros
Paulo Barcelos Vídeo
Os Montanheiros
Museu Vulcanoespeleológico PDF

Com as primeiras expedições espeleológicas dos Montanheiros surgem as primeiras amostras das singulares estruturas e formações naturais, que as cavidades vulcânicas das nossas ilhas encerram. Eram alvo de interesse científico e uma forma de suscitar a curiosidade das pessoas, aliciando-as a uma causa que então estava a começar.

Uma após outras, as amostras tornaram-se num conjunto digno de ser exposto. De forma muito rudimentar, em cima de simples prateleiras, em finais dos anos 60 era já uma colecção dinâmica, que na época atraía a visita dos mais curiosos.

Mais expedições e mais trabalho de campo foi sendo realizado, tendo-se criado, na década de 70, um pequeno espaço expositivo. De quando em vez organizavam-se aberturas à população, em que o material era apresentado de uma forma mais cuidada.

Na década de 80, com a primeira sede própria da associação, foi construído um espaço para sala-museu, a que foi atribuído o nome de “Museu Vulcanoespeleológico Machado Fagundes”, numa invocação à memória de um sócio a quem os Montanheiros muito ficaram a dever.

Ao longo do tempo a associação veio a enriquecer esta sua sala-museu com diversas formações, características das grutas e algares, dispersos pelo arquipélago, mas não só, constituindo assim o rico e diversificado espólio de amostras que possui e que permite ao visitante e entendido um melhor conhecimento da geologia destas ilhas.

Tão valioso material, como o que aqui se pode encontrar, justificava um importante investimento no seu acondicionamento e exposição. Cientes dessa importância foi-se, ao longo dos anos, melhorando o espaço museológico e novas exposições foram montadas.

Durante os anos 90, procedeu-se às últimas obras de ampliação da sala-museu, bem como a diversas beneficiações do espaço e estruturas de apoio, transformando-o no actual museu, onde estão representados materiais e estruturas diversas resultantes na génese vulcânica destas ilhs.

É possível encontrar também a representação 3D em maqueta de 6 das 9 ilhas dos Açores, uma xiloteca, uma colecção sobre barros da Terceira, fósseis, um extenso conjunto de fotografias sobre paisagens das ilhas, a representação de áreas protegidas nos Açores e outras curiosidades.

Actualmente é visitado por muitas centenas de curiosos e interessados, nomeadamente grupos escolares. É agora um espaço de acção didáctica junto dos alunos que o frequentam, e que ao mesmo tempo apoia no conhecimento todos os visitantes que acorrem a estas paragens.

Paulo Barcelos
Os Montanheiros