Início Centros Ambientais Observatório Vulcanológico
 
 
Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores Victor Hugo Forjaz
ILHA DE SÃO MIGUEL
Galeria
O OVGA – Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores é uma associação geológica, sem fins lucrativos, registada em notário de Ponta Delgada no dia 10 de Junho de 2000, Continua...
Victor Hugo Forjaz Presidente do Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores
Victor Hugo Forjaz Vídeo
Presidente do Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores
Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores PDF

O OVGA – Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores é uma associação geológica, sem fins lucrativos, registada em notário de Ponta Delgada no dia 10 de Junho de 2000, cujos objectivos principais visam a divulgação das ciências vulcanológicas e geoambientais, podendo também dedicar-se a actividades geoturisticas. Outro objectivo importante consiste na execução de projectos e de estudos ciêntificos e técnicos no âmbito das Geociências. Ao longo dos últimos anos o OVGA protocolou diversos acordos e contratos no sentido de estender a suas actividades aos meios submarinos oceânicos e lacustres.
O OVGA tem sede notarial em Ponta Delgada mas os seus pavilhões exposicionais bem como as estruturas laboratoriais localizam-se na Avenida Vulcanológica, um dos mais modernos, acessiveis e paisagisticos arruamentos do Municipio da Lagoa na ilha de S.Miguel, entidade essa que também patrocina o OVGA em sintonia com a Direcção Regional da Ciência e Tecnologia do Governo dos Açores. O OVGA é um dos Centros de Ciência da Região Autónoma dos Açores.
No edificio nº 1 (ou Pavilhão Tenente Coronel José Agostinho) funcionam a Casa dos Vulcões, os gabinetes dos cientistas e técnicos, a biblioteca de Vulcanologia, o gabinete de reuniões e o arquivo de petrologia/mineralogia/paleontologia/microscopia. No edificio nº 2 (ou Pavilhão Professor Frederico Machado) funcionam o Geobar (recepção), o LIGA-Laboratório Internacional de Geodinamica do Atlântico, a Ecoteca da Lagoa e uma pequena área destinada a conferências.
A Casa dos Vulcões é constituida essencialmente pela recepção colectiva, pela expo-Capelinhos-Vulcão do Mar, pela Pinacoteca Vulcanológica pelo túnel vulcânico (onde existem sons reais de actividade vulcânica), pela expo-Minerais da Vida, pela expo-Vulcões do Mundo e pela expo-Rochas dos Açores. Além de produtos geológicos de alto valor pedagógico e patrimonial, nestas áreas encontram-se diversas colecções fotográficas bem como modernos equipamentos multimedia que permitem “viagens geológicas“ bem como o acesso, em tempo real, a diversos acontecimentos vucanológicos de todo o mundo, incluindo edificios vulcânicos em actividade. A colecção de minerais de índole hidrotermal é uma das mais impressionantes do país; na colecção de petrologia estão inseridos raros exemplares quer dos Açores e mares vizinhos quer de distantes vulcões oportunamente estudados pela equipa OVGA. Na pinacoteca (colecção privada) existem pinturas do “estilo Italiano” que recordam algumas das mais emblemáticas erupções açorianas.
A Casa dos Vulcões ainda requer um notável investimento ciêntifico-pedagógico a fim de acompanhar os objectivos das suas congéneres canarina, francesa, italiana, japonesa, indonésia, chinesa, norte-americana, etc.
O LIGA reune equipamentos de ponta no dominio da vigilância vulcânica realçando-se o marégrafo terrestre (earth tide) protótipo da Universidade de Wuam.
Na Ecoteca desenvolvem-se actividades de sensibilização geoambiental e de protecção da orla costeira que constituem um dos mais aliciantes objectivos quer do OVGA quer do Municipio.

Victor Hugo Forjaz
Presidente do Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores