Início Centros Ambientais Viveiro Florestal de Espécies Autóctones
 
 
Viveiro Florestal de Espécies Autóctones
ILHA TERCEIRA
Galeria
Na atual politica florestal regional, o recurso a espécies florestais endémicas é decisivo pela sua melhor capacidade de adaptação aos locais mais hostis Continua...
O Serviço Florestal da Terceira
Viveiro Florestal de Espécies Autóctones PDF

Viveiro Florestal de Espécies Autóctones

Na atual politica florestal regional, o recurso a espécies florestais endémicas é decisivo pela sua melhor capacidade de adaptação aos locais mais hostis, pelo importante papel que podem desempenhar no restauro de áreas degradadas, pela qualidade dos produtos a explorar e ainda pelo contributo para a conservação deste património único.
Neste sentido foi criado pela Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, o Viveiro Florestal de Espécies Autóctones, sendo este um espaço multifuncional, com várias valências, onde se concilia a produção de plantas endémicas, com ações permanentes de divulgação e sensibilização da comunidade local para a temática da conservação dos recursos genéticos naturais.
O espaço de produção de plantas está equipado com as estruturas e automatismos necessários para a produção de plantios de elevada qualidade. Privilegia-se a propagação seminal, com o intuito de estimular o alargamento da base genética das populações locais.
A componente de sensibilização ambiental é assegurada preferencialmente no Centro de Divulgação Florestal. Aqui, recorrendo-se a vários suportes de comunicação, dá-se a conhecer as várias espécies florestais naturais, a sua importância ambiental, económica e social e mostra-se que, potenciando o seu uso sustentado, se contribui decisivamente para a sua conservação. Possibilita-se aos visitantes acederem aos conteúdos de uma forma lúdica, mas simultaneamente pedagógica. As plataformas interativas disponíveis transformam toda a experiência num momento de prazer e divertimento. Existe sempre um apelo muito efetivo ao uso dos sentidos e ao despertar de sensações.
A organização espacial e funcional deste espaço está adaptada para proporcionar visitas guiadas às várias valências do viveiro e ainda participar nos trabalhos de produção de plantas.
A mascote do viveiro é o simpático “Vivota”. Inspirado no gado bravo da Ilha Terceira, este viveirista, na companhia do seu bom amigo “Pio”, recebem todos quantos por ali passam e ao longo de toda a visita são uma presença muito constante e bem informada.

O Serviço Florestal da Terceira

Localização
Na parte NW da Ilha Terceira, no Núcleo Florestal das Fontinhas, freguesia de São Brás, no concelho da Praia da Vitória.
Para aqui chegar, a partir da Via Vitorino Nemésio (via rápida), seguir as placas de sinalização que indicam “Viveiro Florestal”.

Contactos
Website: http://drrf.sraf.azores.gov.pt
E-mail: [email protected]
Telefones: 295 579 469 - Viveiro Florestal de Espécies Autóctones
295 206 310 - Serviço Florestal da Terceira