Início Fauna dos Açores Moluscos
 
Moluscos terrestres António Frias Martins
 
Moluscos terrestres
Caracóis e lesmas são nomes comuns que identificam um diversificado grupo de animais vulgares que respiram por um pulmão Continua...
António Frias Martins – Biólogo
Universidade dos Açores
Moluscos terrestres Vídeo
António Frias Martins

Biólogo – Universidade dos Açores
Moluscos marinhos Vídeo
João Gonçalves

Professor Auxiliar da Universidade dos Açores/Departamento de Oceanografia e Pescas
Moluscos terrestres PDF
Moluscos marinhos PDF

Caracóis e lesmas são nomes comuns que identificam um diversificado grupo de animais vulgares que respiram por um pulmão: os Moluscos terrestres. Os caracóis possuem uma concha que lhes cobre as vísceras, mas as lesmas perderam a concha ao longo do processo evolutivo. Seus primos marinhos, as lapas e os búzios, respiram por brânquias, mas têm uma estrutura corporal semelhante aos terrestres: são gastrópodes. Embora não tão visivelmente semelhantes, polvos e amêijoas são também moluscos: cefalópodes os primeiros, bivalves as segundas.

Apenas se conhece pouco mais de uma centena de espécies de moluscos terrestres nos Açores. São, todavia, um grupo de elevado interesse científico porque metade são espécies endémicas, isto é, evoluíram aqui no arquipélago há muitos milhares de anos. São, por isso, modelos ideais para se estudar aspectos do processo da origem das espécies: a evolução. Outras espécies há que, não diferindo drasticamente de seus conspecíficos na Europa, são todavia elementos de há muito integrados na fauna Açoriana: são espécies autóctones e, com as espécies endémicas, são indicadores privilegiados dos processos de colonização e dispersão.

António Frias Martins – Biólogo
Universidade dos Açores