Início Cratera da Lagoa do Congro Tritão-de-crista
 
 
Tritão-de-crista (Triturus cristatus)
 
1 Guardar foto
2 Guardar foto
3
4

A área protegida para a gestão de habitats ou espécies da Lagoa do Congro e Nenúfares constitui um importante biótopo para o Tritão-de-crista (Triturus cristatus), um dos anfíbios mais ameaçados a nível europeu e que, por tal motivo, figura a listagem de espécies de fauna estritamente protegidas da Convenção de Berna.
O Tritão-de-crista é um anfíbio da Ordem Urodela (anfíbios dotados de cauda), onde se incluem as salamandras e os tritões. Apresenta uma coloração dorsal pardo-negra com manchas mais escuras e o ventre amarelado ou alaranjado sarapintado de negro, formando um único padrão que, como uma impressão digital, identifica cada indivíduo da espécie.
Durante o período de reprodução, em meio aquático, o macho desenvolve uma crista dorsal dentada, enquanto a fêmea apresenta apenas uma membrana sobre a cauda.
O tritão-de-crista encontra-se referenciado na ilha de São Miguel desde 1922 e foi introduzido acidentalmente, possivelmente devido à introdução de peixes ou de plantas aquáticas ornamentais nas lagoas desta ilha.

Paulo Garcia
Parque Natural de São Miguel