Início Ilhéu da Praia Fauna e Flora Investigação Ilhéu da Praia – A Terra dos Painhos de Monteiro
Trabalhos de Investigação Luís da Rocha Monteiro
Apresentação Galeria Ninhos Artificiais Trabalhos de Investigação Texto
 

Duas populações de paínhos (Ordem Procellariiformes, Família Hydrobatidae) nidificam nos Açores: uma durante o Verão e outra durante o Inverno. Inicialmente, considerava-se que pertenciam a uma só espécie (o Paínho-da-Madeira Oceanodroma castro) apesar de existirem diferenças morfológicas, ecológicas, e nas vocalizações.

Mais recentemente, análises de genética molecular revelaram que estas populações eram mesmo duas espécies distintas. A espécie que nidifica durante o Verão foi chamada Paínho-de-Monteiro O. monteiroi (em homenagem ao Doutor Luís Monteiro, o qual foi o primeiro a reparar nas diferenças entre as duas populações sazonais), enquanto a espécie de Inverno ficou com o nome Paínho-da-Madeira O. castro.

O Paínho-de-Monteiro é endémico dos Açores e muito vulnerável devido ao pequeno tamanho da sua população (entre 250 e 300 casais), enquanto a estimativa do tamanho populacional do Paínho-da-Madeira no arquipélago é de cerca de 900 casais. Para aumentar o tamanho populacional das duas espécies, o Doutor Mark Bolton e os colaboradores dele instalaram 151 ninhos artificiais no ilhéu da Praia em 2000 e 2001. No primeiro ano, 13 casais de Paínho-de-Monteiro e 22 casais de Paínho-da-Madeira utilizaram estes ninhos para se reproduzirem. O número de casais a nidificar dentro dos ninhos artificiais não deixou de aumentar ao longo dos anos seguintes, chegando aos 71 no que concerne ao Paínho-de-Monteiro em 2009 e aos 85 no que concerne ao Paínho-da-Madeira durante o Inverno 2008-2009, ou seja, a 71% e 42%, respectivamente, da população de cada espécie em ninhos naturais no ilhéu. A instalação dos ninhos artificiais tornou-se num êxito tanto mais notável que não só permitiu um aumento do número de casais reprodutores, mas também um aumento da produtividade, sendo o sucesso reprodutor (proporção de ovos que resultam numa cria voadora) geralmente mais elevado nos ninhos artificiais do que nos ninhos naturais.

Os ninhos artificiais e os ninhos naturais acessíveis do ilhéu da Praia são monitorizados cada ano durante o Verão (Paínho-de-Monteiro) bem como durante o Inverno (Paínho-da-Madeira), com captura-marcação (anilhagem) recaptura dos adultos e anilhagem das crias.

Esta monitorização permitirá determinar parâmetros demográficos tais como a idade do primeiro regresso para a colónia, a idade da primeira reprodução, a taxa de sobrevivência dos adultos, a fecundidade a longo prazo, a taxa de fidelidade ao ninho e a taxa de divórcio. Os parâmetros demográficos serão utilizados para modelar a dinâmica populacional de cada espécie no ilhéu da Praia. Para isso, os investigadores do Departamento de Oceanografia e Pescas-Centro do IMAR da Universidade dos Açores criaram uma base de dados onde fica registada a história de vida de cada indivíduo, ano após ano. Aquela base é apenas a segunda no que diz respeito a monitorização de uma colónia artificial de procellariiformes (sendo a primeira a monitorização dos ninhos artificiais instalados para a Freira-das-Bermudas Pterodroma cahow), e a primeira no que diz respeito a uma espécie de paínho.

Para além dos estudos demográficos, já foram realizados estudos sobre o comportamento migratório, estudos de ecologia alimentar (dieta, estratégia de pesquisa alimentar, acumulação de metais pesados) e estudos sobre o investimento parental durante a incubação e a criação. Análises genéticas suplementares estão actualmente a decorrer com os Paínhos-de-Monteiro, afim de determinar a variabilidade genética da população e a estratégia de formação dos casais.

Joël Bried – Biólogo
Departamento de Oceanografia e Pescas – Universidade dos Açores

Governo dos Açores