Início Zonas Costeiras Varadouro
 
Varadouro Cátia Freitas
ILHA DO FAIAL
Galeria
A fajã do Varadouro localiza-se na costa Sul da Ilha do Faial, na freguesia do Capelo. Esta é uma fajã lávica que é resultante de uma escoada lávica que atingiu o mar, Continua...
Cátia Freitas
Parque Natural do Faial
Cátia Freitas Vídeo
Parque Natural do Faial
Varadouro PDF

A fajã do Varadouro localiza-se na costa Sul da Ilha do Faial, na freguesia do Capelo. Esta é uma fajã lávica que é resultante de uma escoada lávica que atingiu o mar, ao contrário das fajãs detríticas que se formam por deposição de detritos das arribas. Nesta fajã desenvolvem-se florestas muito raras de Picconia azorica, matos de Erica azorica e nas zonas mais perto do mar prados de Festuca petreae. É também abundante a Ramalina azorica, um dos 10 líquenes endémicos dos Açores.
Foi em tempos um importante local de cultivo da vinha, sendo atualmente ainda bastante fortes os sinais desta cultura, sendo ainda possível encontrar parte de vinhas abandonadas.
Em 1868 foram aí descobertas águas sulfurosas com propriedades medicinais, tendo sido inaugurado a 1 de Agosto de 1954 o edifício das Termas do Varadouro, da autoria do arquiteto Read Teixeira, encontrando-se atualmente em abandono.
Nesta localidade está também edificada uma Ermida, fundada pelo Pe. Manuel Pereira Cardoso em 1720 sob a invocação de N. Sra. do Carmo. Este impôs em testamento aos seus herdeiros a obrigação de mandar celebrar nesta Ermida, perpetuamente, uma festa com missa cantada ao SS.º Sacramento, a N. Sra. do Carmo e a Santo António, no primeiro domingo de Outubro.
Devido à existência de um microclima muito agradável esta antiga urbanização piscatória é hoje muito procurada para veraneio durante a estação balnear.

Cátia Freitas
Parque Natural do Faial