O Centro de Reabilitação de Aves Selvagens do Corvo (CERAS) está integrado na Rede de Centros de Reabilitação de Aves Selvagens dos Açores, da qual fazem parte mais dois Centros, um no Pico e outro em São Miguel.
Com a criação do CERAS em 2010, a Região Autónoma dos Açores passou a dispor de uma estrutura pioneira no Arquipélago, que disponibiliza as condições necessárias ao tratamento das aves selvagens.
Este espaço está diretamente ligado à conservação da natureza e tem como missão o resgate de aves selvagens feridas, debilitadas ou em risco, promovendo a sua adequada reabilitação, com o objetivo final de devolvê-las ao meio natural.
As obras de ampliação e requalificação, efetuadas em 2019, tornaram este CERAS num equipamento moderno, com capacidade para proporcionar, com sucesso, a transição entre o cativeiro e a liberdade.
Como complemento essencial à conservação, contribui para a sensibilização ambiental, de modo a envolver a população, especialmente o público escolar, tendo como foco a divulgação do trabalho desenvolvido, a promoção do conhecimento acerca das aves selvagens residentes e migratórias do Arquipélago, bem como dar destaque à sua importância na manutenção da biodiversidade.
Visa também participar no estudo científico destas aves, através do registo de dados biométricos e da recolha de material biológico, de modo a colaborar em projetos de investigação científica.
Mediante marcação prévia, é possível efetuar uma visita guiada às instalações do CERAS, podendo, eventualmente, observar as espécies que no momento se encontrem em recuperação.
Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática |