Viveiro Florestal de Espécies Autóctones 
              Na atual politica florestal regional, o recurso a espécies florestais endémicas é decisivo pela sua melhor capacidade de adaptação aos locais mais hostis, pelo importante papel que podem desempenhar no restauro de áreas degradadas, pela qualidade dos produtos a explorar e ainda pelo contributo para a conservação deste património único. 
                Neste sentido foi criado pela Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, o Viveiro Florestal de Espécies Autóctones, sendo este um espaço multifuncional, com várias valências, onde se concilia a produção de plantas endémicas, com ações permanentes de divulgação e sensibilização da comunidade local para a temática da conservação dos recursos genéticos naturais. 
                O espaço de produção de plantas está equipado com as estruturas e automatismos necessários para a produção de plantios de elevada qualidade. Privilegia-se a propagação seminal, com o intuito de estimular o alargamento da base genética das populações locais. 
                A componente de sensibilização ambiental é assegurada preferencialmente no Centro de Divulgação Florestal. Aqui, recorrendo-se a vários suportes de comunicação, dá-se a conhecer as várias espécies florestais naturais, a sua importância ambiental, económica e social e mostra-se que, potenciando o seu uso sustentado, se contribui decisivamente para a sua conservação. Possibilita-se aos visitantes acederem aos conteúdos de uma forma lúdica, mas simultaneamente pedagógica. As plataformas interativas disponíveis transformam toda a experiência num momento de prazer e divertimento. Existe sempre um apelo muito efetivo ao uso dos sentidos e ao despertar de sensações. 
                A organização espacial e funcional deste espaço está adaptada para proporcionar visitas guiadas às várias valências do viveiro e ainda participar nos trabalhos de produção de plantas. 
                A mascote do viveiro é o simpático “Vivota”. Inspirado no gado bravo da Ilha Terceira, este viveirista, na companhia do seu bom amigo “Pio”, recebem todos quantos por ali passam e ao longo de toda a visita são uma presença muito constante e bem informada. 
              O Serviço Florestal da Terceira 
              Localização 
                Na parte NW da Ilha Terceira, no Núcleo Florestal das Fontinhas, freguesia de São Brás, no concelho da Praia da Vitória. 
                Para aqui chegar, a partir da Via Vitorino Nemésio (via rápida), seguir as placas de sinalização que indicam “Viveiro Florestal”. 
             
              Contactos 
                Website:	 http://drrf.sraf.azores.gov.pt  
                E-mail:	 	[email protected]  
                Telefones:	295 579 469 - Viveiro Florestal de Espécies Autóctones 
                295 206 310 - Serviço Florestal da Terceira   |