Início Habitats Campos de Lava e Escavações Naturais
 
Campos de Lava e Escavações Naturais
 
Galeria
Locais e produtos de atividade vulcânica recente que abrigam comunidades biológicas distintas. Continua...
LIFE IP AZORES NATURA (LIFE17 IPE/PT/000010) - Proteção ativa e gestão integrada da Rede Natura 2000 nos Açores ©

Locais e produtos de atividade vulcânica recente que abrigam comunidades biológicas distintas.

Nos Açores existem quatro subtipos deste habitat:

- Escoadas de lavas estéreis - Formações quase desérticas de lavas de outros vulcões e de altitudes mais baixas que o Etna e o Teide, colonizadas por outras comunidades aparentadas aos destes, de líquenes (p.ex. Stereocaulon vesubianum) e de invertebrados.

- Depósitos de cinzas e de lapilli - Os depósitos naturais de cinzas e lapilli (bagacina e pedra-pomes) têm uma rápida colonização nos Açores, mercê da elevada atlanticidade e da riqueza nutritiva deste substrato. As fases mais avançadas desta colonização passam geralmente por um Ericetum azoricae. Nalguns casos, a mobilidade destes substratos tem mantido a colonização em fases iniciais.

- Túneis de lava - Grutas formadas de tubos basálticos, resultantes do arrefecimento na superfície da escoada de lava, enquanto o interior, ainda fluido, continua a correr. O grande túnel criado pelo vulcão Corona de Lanzarote retém comunidades únicas de invertebrados, em particular de crustáceos decápodes, endémicos desta localidade, para além de outros. Nos Açores, a fauna cavernícola possui um alto grau de endemismo, compreendendo formas-relíquia subterrâneas e fósseis vivos.

- Fumarolas - Orifícios pelos quais emana gás quente e vapores, numa zona de atividade vulcânica. Estes ambientes, em condições extremas, são colonizados por comunidades pobres de espécies, mas muito originais.

Diretiva Habitats - Código 8320

LIFE IP AZORES NATURA (LIFE17 IPE/PT/000010) - Proteção ativa e gestão integrada da Rede Natura 2000 nos Açores ©