Grande parte da diversidade de formas de vida da Terra pode ser classificada dentro do grupo dos microorganismos. Este agrupamento não tem valor taxonómico. É um agrupamento composto por todos os seres vivos que, pelo menos durante parte do seu ciclo de vida, são invisíveis a olho nu ao Homem. Dentro deste grupo podemos encontrar representantes dos três domínios (PNAS 77: 5088; PNAS 87: 4576): Archaea, Bacteria e Eucarya.
Ao observar a verdadeira diversidade existente no presente, na Terra, poderemos constatar que é um planeta de microorganismos. A superfície do planeta como a conhecemos, resultou da interação dos primeiros seres vivos microscópicos que transformaram o planeta no que o Homem veio a reconhecer como casa mas, que nem sempre teve este aspeto. Por exemplo, a libertação do oxigénio da água para a atmosfera terá ficado a dever-se à atividade de microorganismos semelhantes a Cyanobacteria.
Hoje em dia continuamos sem reconhecer a verdadeira importância dos microorganismos nas nossas vidas e assumimos como garantidos os antibióticos, os produtos alimentares resultantes da transformação microbiana e raramente nos lembramos da compostagem e enriquecimento de solos. Talvez com sorte já se ouviu falar da Taq-polimerase e de medicina forênsica…
Temos um mundo inexplorado à nossa frente que nos desafia!
Paula Aguiar
Ecologia Microbiana/CIBIO Açores |