1858 – Início da construção do jardim da Lombinha, ao cimo do Beco da Lombinha dos Cães, propriedade de António Borges da Câmara Medeiros (1812-1879).
1861 – Erguida a cisterna-mirante na parte norte e mais elevada do jardim, as estufas na parte baixa, os dois tanques, as furnas e os mirantes. Toda a estrutura física do jardim está concluída.
1861-69 – José Bensaude comanda «no terreno» os planos de plantação com os plantios enviados das principais casas viveiristas europeias, entre as quais se destacam o Jacob Makoy, de Liège, Ambroise Verschaffelt, de Gand, Jean Jules Linden, de Bruxelas, e diversas casas londrinas.
1865 – António Borges organiza uma “Lista de Plantas” do seu jardim da Lombinha que continha 288 páginas manuscritas, cujo original se perdeu.
1866 – O jardim recebe a visita de Edmond Goëze, botânico alemão director do jardim Botânico de Coimbra, que vem a S. Miguel recolher donativos de plantas.
1870-79 – A direcção do jardim é entregue ao naturalista e botânico Carlos Maria Gomes Machado (1828-1901)
1879 – Morre António Borges, ficando o jardim da Lombinha entregue aos cuidados do seu enteado, Caetano de Andrade Albuquerque.
1922 – Uma equipa liderada pelo mestre Manuel de Oliveira Panela encarrega-se de "ressuscitar" o jardim da Lombinha, que se encontrava abandonado havia alguns anos. Foi colocado o busto do fundador sobre uma «peanha romana», da autoria de Numídico Bessone (transferida para o local onde se encontra actualmente em 1957).
1957 - Aquisição do imóvel pela Câmara Municipal de Ponta Delgada e Junta Geral do Distrito efectuada aos herdeiros de Caetano de Andrade Albuquerque.
1968-70 – A Câmara de Ponta Delgada promove novos «melhoramentos», como um aviário, um recinto para macacos, e uma mini-pista para carrinhos infantis.
c. 1969 – Ante-projecto para o arranjo do jardim António Borges assinado pelo arquitecto paisagista Viana Barreto, que não chegaria a vias de facto.
1999 - Início do processo para a Recuperação do jardim, criação do grupo de trabalho multidisciplinar.
2000 - Trabalhos de recuperação arbórea/ cirurgia de árvores conduzidas pela equipa de especialistas Ingleses - Richard Green e David Sayers.
2001 - Adjudicação do Projeto de Recuperação e Revitalização à firma Topiaris. Estudos de Arquitectura Paisagista Lda.
2005 - Inauguração das Obras de Recuperação e Revitalização do Jardim António Borges executadas pela firma Marques S.A.
2008 - Conclusão do Projeto de Identificação Botânica do jardim.
2010 - Colocação de 153 placas de identificação botânica.
|