O Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha do Pico, encontra-se instalado no coração do núcleo do Lajido de Santa Luzia, tendo resultado da reabilitação de um antigo armazém.
Constitui-se como o ponto de partida para a compreensão do valiosíssimo património cultural classificado como Património da Humanidade pela UNESCO em 2004.
Neste espaço, está patente uma exposição permanente e um documentário sobre a Paisagem da Cultura da Vinha, um local para receber exposições temporárias, um espaço comercial, uma área para a realização de provas de vinhos e, em exposição, um lagar tradicional.
A ida ao Centro possibilita ainda uma visita guiada aos “currais” de vinha e de figueira, bem como um percurso ao núcleo do Lajido de Santa Luzia. Durante o trajeto, destaca-se ainda a visita aos campos de lava, localmente designados por “lajidos”, onde podemos percorrer os caminhos que a lava trilhou no passado, tendo deixado gravado nas rochas, micro relevos de rara beleza, onde se instalaram posteriormente diversas espécies de flora endémica.
Manuel Paulino Costa
Parque Natural do Pico |