|
O Sítio Caldeirão do Corvo corresponde aos limites da bacia hidrográfica da Lagoa do Caldeirão formada a partir de uma caldeira de colapso, com 2,3 x 1,9 Km de dimensão e uma profundidade máxima da ordem dos 305 metros, implantada no topo do vulcão central da ilha do Corvo. Esta depressão vulcânica é ocupada por uma lagoa, o Caldeirão, com uma profundidade máxima de 3,4 metros, e por alguns cones vulcânicos de pequena dimensão (cones de escórias e de salpicos de lava, ou spatter), que segundo a cultura açoriana representam as nove ilhas dos Açores. O Caldeirão apresenta vertentes evoluídas, suavizadas, na sequência dos inúmeros e constantes movimentos de massa que aí ocorrem.
Este ambiente de altitude e de clima adverso são propícios à presença de solos hidromórficos (prados encharcados) e de coberto muscicular.
Os habitats dominantes são as lagoas, as turfeiras e os prados encharcados. A importância desta zona húmida deve-se ao interesse de conservação e às funções de regulação do sistema hidrológico insular.
Pela situação geográfica da ilha do Corvo, o Sítio proporciona também um habitat de descanso e de alimentação para diversas aves migratórias, podendo observar-se aves de ambientes dulçaquícolas, algumas consideradas raras a nível internacional.
Caldeirão do Corvo | Ramsar Sites Information Service
|