|
O Planalto Central das Flores (Morro Alto) é um planalto dominado por um importante complexo de zonas húmidas: corpos de água lacustres e turfeiras de altitude.
Os habitats são encharcados e adaptados às condições de falta de oxigénio, o que dificulta a definição de zonas paisagísticas específicas, uma vez que todo o território é dominado por este tipo de zonas húmidas. O carácter endorreico das depressões confere-lhes um horizonte plácico impermeável (ferro-magnesiano), que, juntamente com o elevado e contínuo fluxo de água, proporciona condições excecionais para o desenvolvimento de zonas húmidas.
O Sítio integra o maior sistema de zonas húmidas de montanha dos Açores, para além de ser o mais bem preservado. Apresenta uma ampla variedade de espaços com um grande número de espécies de flora endémica exclusivas nas ilhas das Flores e do Corvo. A zona norte é dominada pelo Cedro-do-mato (Juniperus brevifolia) e feno (Avenella foliosa), enquanto nos sectores noroeste e nordeste predominam as turfeiras de Sphagnum spp.. A região central é rica em turfeiras arborizadas e a zona sul, de menor altitude, apresenta uma maior diversidade de habitats, embora mais alterados por atividades antropogénicas.
No Planalto Central das Flores (Morro Alto) estão também localizadas as grandes lagoas permanentes da ilha com excelente qualidade de água, onde é possível observar uma variedade de aves de ambientes dulçaquícolas.
Planalto Central das Flores | Ramsar Sites Information Service
|