|
O Sítio Complexo Vulcânico das Furnas fica situado no setor leste da ilha de São Miguel e corresponde a um vulcão central com um complexo de caldeiras no topo, parcialmente ocupado pela designada Lagoa das Furnas a oeste. No interior da caldeira observam-se numerosos cones de pedra pomes, maars (s.l) e domos lávicos, cuja génese tem uma complexa história eruptiva de cerca de 100.000 anos.
O Vulcão das Furnas exibe numerosas manifestações de vulcanismo secundário, reflexo do sistema hidrotermal que lhe está subjacente, nomeadamente quatro campos fumarólicos principais, áreas de desgaseificação difusa, e numerosas nascentes de águas minerais frias gasocarbónicas e termais. A grande variedade de pontos de água concentrados num espaço reduzido faz da Caldeira das Furnas uma hidrópole única.
A Lagoa das Furnas, localizada no interior da caldeira, é a terceira maior reserva de água doce superficial dos Açores, com uma área de 1,9 km², uma profundidade máxima de 15 m e um volume de 14 334 408 m3.
Na caldeira existe também um importante campo de fumarolas junto às margens da lagoa. Os habitats presentes nestas zonas húmidas são frequentados por aves migratórias para repouso e alimentação.
Complexo Vulcânico das Furnas | Ramsar Sites Information Service
|