Obra Científica de Francisco de Arruda Furtado Página inicial
Obras na área da antropologia

(1884), Materiais para o estudo antropológico dos povos açorianos. Observações sobre o povo micaelense. Ponta Delgada, Tip. Popular.

Desconhecendo a origem étnica dos povoadores de S. Miguel, Arruda Furtado queria verificar se os dados antropológicos e demopsicológicos produziam alguma luz sobre o problema e simultaneamente estudar o mecanismo de formação da raça.
Os objectivos do autor estão justificados no «Prefácio».
Neste estudo adoptou o plano que Le Bon havia usado no estudo sobre uma raça em formação nos montes Tatras.

(1886), Notas psicológicas e etnológicas sobre o povo português. I. Nomes vulgares de peixes. Jornal de Sciencias Mathematicas, Physicas e Naturaes, 42: 49-64.

Este trabalho, uma lista de nomes vulgares de peixes usados na região de Lisboa, aparece no seguimento do anterior e deveria ser seguido por outras listas de nomes vulgares de animais e plantas dos Açores e do continente. Tinha por fim «constatar não só a sua diferença numérica [das listas], mas o grau de persistência, a aplicação diversa, a substituição que sofreram [os nomes vulgares], [...] factos muitíssimo interessantes, não só como podendo estabelecer relações etnológicas, mas sobretudo por contribuírem seguramente para o conhecimento completo do estado psicológico do povo português».