Obra Científica de Francisco de Arruda Furtado Página inicial
Monografias

(1881), O homem e o macaco. (Uma questão puramente local). Ponta Delgada, Ed. do Autor.

Este opúsculo é uma explicação, à luz da teoria da evolução, da origem não só do homem mas também de todos os seres vivos. Esta explicação é feita de modo rápido e claro, recorrendo a uma vasta gama de conhecimentos sobre as leis do universo e à estrutura dos outros astros; a exemplos da etologia, da embriologia e da paleontologia; contestando a Inquisição e evocando Bruno, Galileu e Espinosa; e citando Huxley, Darwin e Lamarck.

Segundo Joaquim dos Reis, que recenseou esta publicação na revista A Era Nova (1881), 11: 476-478: «Apesar do autor declarar no subtítulo que a sua obra é “Uma questão puramente local”, o folheto do Sr. Arruda Furtado merece a atenção da crítica, porque não se limita a uma simples polémica, como parece à primeira vista. O Sr. Furtado, [...], faz um breve e bem pensado resumo da doutrina darwiniana. A matéria, além de bem exposta e bem condensada, é apresentada num estilo claro e facilmente compreensível aos leitores menos letrados, porque as imagens, de que o autor se serve, primam pela simplicidade e estão postas ao alcance das inteligências menos cultas. É um trabalho de vulgarização, e está nisto o seu maior elogio».

(1882), Embriologia. Uma ideia popular do que ela vale na teoria de Darwin e do que é a filosofia de nossos avós perante ela. Positivismo, 4: 121-163.

Trata-se de uma monografia elaborada na sequência de escritos anteriores sobre este assunto. O trabalho está dividido em duas partes, como a extensão do título indica.

Na primeira, o autor pretende mostrar a importância da embriologia na interpretação da origem dos seres vivos, em geral, e do homem, em particular, à luz da teoria evolucionista.

Na segunda parte discute o que é o homem tanto segundo a teoria da Igreja Católica como segundo a ciência do seu tempo, logo numa perspectiva darwinista.

(1886), O macho e a fêmea no reino animal. Biblioteca do Povo e das Escolas, 128. Lisboa, David Corazzi – Editor.

Trata-se de um pequeno livro que resulta do aprofundamento de matéria, divulgada anteriormente, sobre a ideia de que o homem é um produto da evolução de uma forma, ou de várias formas, de vida que existiram antes dele. São tratados aspectos diversos da anatomia, da fisiologia e da reprodução humanas, frequentemente dos pontos de vista evolutivo e da anatomia comparada.