Início Centros Ambientais Museu Hidroelétrico da Praia
 
 
Parque da Energia Hídrica da Ribeira da Praia Rui de Sousa Martins
ILHA DE SÃO MIGUEL
Galeria
Rui de Sousa Martins Vídeo
Professor de Antropologia Cultural da Universidade dos Açores
Parque da Energia Hídrica
da Ribeira da Praia

Rui de Sousa Martins
Professor de Antropologia Cultural da Universidade dos Açores
Director do Museu de Vila Franca do Campo
Índice|Parte 1|Parte 2|Parte 3
Parte 4| Parte 5| Parte 6

Parque da Energia Hídrica
da Ribeira da Praia

Água d'Alto, São Miguel, Açores
Rui de Sousa Martins

3. PERCURSOS PEDESTRES NA RIBEIRA DA PRAIA

Os passeios pedestres em itinerários programados e normalmente sinalizados são formas de lazer e de comunicação com o território, cujos valores naturais, culturais e paisagísticos, previamente selecionados, se transformam em objeto de conhecimento e de consumo. Neste processo, os pedestrianistas produzem, reforçam e transmitem as identidades patrimoniais dos diferentes bens.

Na ilha de São Miguel, a Associação Ecológica Amigos dos Açores, ao longo de duas décadas de atividade em prol da defesa e da valorização do ambiente, desenvolveu o projeto Caminhar para Melhor Conhecer e Proteger, editando paralelamente roteiros de percursos pedestres, dois dos quais foram delineados na bacia da ribeira da Praia 1.

Em 1997 (2.ª ed. 2003), foi publicado o roteiro Praia-Lagoa do Fogo (12,6 km) que se inicia junto à Ponte da ribeira da Praia (85 metros) (Posto 1), permite a visita à Central Museu, sobe, passando pelas ruínas da antiga fábrica de desfibração de espadana (Posto 2), atinge a pequena barragem e canal de derivação da Central Nova (Posto 3), chega às margens da Lagoa do Fogo (Posto 4) e regressa, descendo até à barragem e canal de distribuição da Fábrica da Cidade (Posto 5), podendo-se visitar a Central Nova antes de regressar ao ponto de partida 2.

Em Agosto de 2000, os Amigos dos Açores, em colaboração com a Fundação José Cordeiro e o patrocínio da EDA, publicaram o Roteiro do Percurso Pedestre das Quatro Fábricas da Luz, contribuindo desta forma para as Comemorações do 1.º Centenário da Luz Elétrica nos Açores e homenageando simultaneamente o Eng. José Cordeiro. No mesmo ano, este percurso foi sinalizado pela referida Associação Ecológica 3.

Este percurso inicia-se com uma visita à Fábrica Museu (Posto 1), passa no local da Praia, sobe até à Fábrica da Vila, segue para a Fábrica da Cidade (Posto 3), acompanha a conduta forçada desta central, passa na barragem da Fábrica da Cidade e chega finalmente à Central Nova (Posto 4) que é possível visitar, descendo até ao ponto de partida.

Os dois roteiros contêm informações detalhadas sobre as centrais hidroelétricas, a fauna e a flora dos Açores e também sobre as práticas agrícolas tradicionais.

Em 2002, os Amigos dos Açores comemoraram o Dia da Terra com uma visita às Cinco Centrais hidroelétricas da Ribeira da Praia e, em 2003, a mesma data foi comemorada com uma visita de estudo ao Percurso da Energia 4. Porém, em 2004, a Associação Ecológica não incluiu as Quatro Fábricas da Luz, na sua coletânea de roteiros pedestres, devido ao facto dos caminhos se encontrarem obstruídos.

A partir de 2004, o Gabinete de Apoio ao Turismo de Natureza e em Espaço Rural, da Secretaria Regional do Turismo, desenvolveu um programa de apoio à promoção e sinalização de percursos pedestres na Região Autónoma dos Açores. Neste contexto, promoveu a edição de um desdobrável promocional do percurso pedestre Praia – Lagoa do Fogo – Praia que teve a colaboração da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo 5.

Em 2007, este município, em parceria com a EDA (Fundação José Cordeiro), começou a trabalhar num projeto de classificação da ribeira da Praia como um Percurso Pedestre classificado que se iniciaria na entrada do hotel Bahia Palace 6.

1 Amigos…, 2006: 7 e segs.
2 Roteiro da Praia…: 2003.
3 Amigos…: 83.
4 Amigos…: 83, 93, 94.
5 www.trails-azores.com
6 G. Dias, 2007 e 2007 a. Pastor, 2009.