Em 2002, o Instituto Cultural de Ponta Delgada editou a Correspondência Científica de Francisco de Arruda Furtado. Nessa ocasião foi planeado também reunir em volume a obra científica deste naturalista açoriano mas, razões várias levaram a que só em 2007, quando são cumpridos 120 anos sobre a sua morte, esse plano fosse concretizado e em colaboração com o Instituto Açoriano de Cultura.
Esta colectânea incluindo 66 artigos, é precedida por uma biografia de Arruda Furtado; reflexões sobre o seu relacionamento com o Evolucionismo, a Biogeografia e a Antropologia; e uma súmula das conclusões a que chegou nas diferentes áreas científicas a que se dedicou.
Os artigos foram agrupados conforme interessam ou à malacologia ou à antropologia ou são monografias. Destes, para facilitar o conhecimento, foram feitos sumários. Aqueles que interessam à divulgação científica foram colocados sob este título a que se seguem aqueles interessando a outros assuntos. Os artigos publicados sob a epígrafe Revista científica foram mantidos agrupados.
Aos textos dos artigos foi feita a actualização da grafia mas foram mantidas a pontuação e a sintaxe.
Dado o seu interesse, incluem-se transcrições das notícias da morte de Arruda Furtado publicadas nos jornais da época. |